19 setembro 2012

"A infância é um espaço mágico onde cabem todas as formas de sonho e imaginação" Maria Rosa Colaço

Tal como já fizemos em mensagens anteriores, hoje vamos apresentar-te mais um escritor português de literatura infanto-juvenil. Trata-se de ... 

Maria Rosa Colaço, nascida a 19 de setembro de 1935, em Torrão, Alcácer do Sal, e falecida a 13 de outubro de 2004.
Fez o curso de enfermagem no Instituto Rockfeller e depois frequentou a Escola do Magistério de Évora. Aos 20 anos tornou-se professora do ensino primário, primeiro em Moçambique e depois, já em Portugal, em Almada.

Defendeu sempre a importância da leitura no desenvolvimento e educação das crianças.


Estreou-se na escrita de obras infantis com o livro Espanta-Pardais e ao longo de mais de quarenta anos lançou regularmente obras dedicadas ao público infanto-juvenil.

A Criança e a Vida, lançado nos anos 60, foi considerada a sua obra mais importante, embora seja também de realçar o livro Aventuras de João-Flor e Joana-Amor.

A Criança e a Vida foi traduzida para diversas línguas e conheceu mais de 40 edições, a primeira das quais em Moçambique. Tratava-se de uma coletânea de textos escritos por crianças suas alunas.

Em 1958 escreveu a sua primeira obra para teatro A Outra Margem, que lhe valeu o Prémio Revelação de Teatro.
Dez anos mais tarde, regressou a Portugal, depois de ter feito alguns livros para o Ministério da Educação Moçambicano com textos de crianças locais.
Em 1982, Maria Rosa Colaço ganhou o Prémio Soeiro Pereira Gomes, graças à edição do livro Gaivota. Sete anos mais tarde venceu o Prémio Alice Gomes, da Associação Portuguesa para a Educação pela Arte, com a obra Pássaro Branco.


Maria Rosa Colaço colaborou com vários jornais, onde escreveu crónicas sobre o quotidiano. Durante vinte anos colaborou com o diário A Capital

Na sua terra natal, Torrão, existe uma rua com o seu nome. Foi sempre uma defensora da liberdade, com um carácter forte, sempre atenta às modificações da sociedade e defensora de uma participação cívica ativa.
Foi-lhe atribuída postumamente a comenda da Ordem da Liberdade com Palma, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio. 


Desde 2006 a Câmara Municipal de Almada atribui, anualmente, o Prémio Literário Maria Rosa Colaço. Os objetivos deste prémio passam por valorizar e promover a literatura infanto-juvenil e, ao mesmo tempo, homenagear a escritora.


Deixamos-te um pequeno poema de Maria Rosa Colaço,  intitulado "Menino no cais", extraído do livro 
Versos diversos para meninos travessos.




Menino no cais

No cais das gaivotas
menino sentado
com sonhos morando
no barco ancorado.
 Sentado, pensando,
com sol entre os dedos,
com estrelas nos olhos
e o vento aos segredos
 Que segreda o vento?
Que segreda o mar?
Menino sentado
no barco, a olhar?



Podes encontrar estes livros, e muitos mais desta autora,  na sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal.

VÊ AQUI QUAIS SÃO.

Convidamos-te, a ti e a todos os meninos travessos, a passarem por cá para conhecerem ou recordarem 
Maria Rosa Colaço.

Ilustração de Vivian del Río

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."