11 setembro 2012

"Já escrevi sobre tudo e mais alguma coisa" António Torrado


Hoje vamos apresentar-te mais um escritor português de literatura infanto-juvenil.

António Torrado nasceu em Lisboa em 1939. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Dedicou-se à escrita desde muito novo, tendo começado a publicar aos 18 anos. A sua atividade profissional é diversa: escritor, pedagogo, jornalista, editor, produtor e argumentista para televisão.
Tem trabalhado em parceria com Maria Alberta Menéres em diversos livros e programas de televisão.
Coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian.
É o professor responsável pela disciplina de Escrita Dramatúrgica na Escola Superior de Teatro e Cinema. É dramaturgo residente na Companhia de Teatro Comuna em Lisboa.

Sendo consensualmente considerado um dos autores mais importantes na literatura infantil portuguesa, possui uma obra bastante extensa e diversificada, que integra textos de raiz popular e tradicional, mas também poesia e sobretudo contos. Reconhece a importância fundamental da literatura infantil enquanto veículo de mensagens, elegendo como valores a promoção da liberdade de expressão e o respeito pela diferença.
António Torrado utiliza com frequência o humor em algumas das suas histórias.


Em 1988 ganhou o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças.
Livros seus foram, em 1974 e 1996, incluídos na Lista de Honra do IBBY – Internacional Board on Books for Young People.

António Torrado já escreveu "perto de mil histórias". Mas também criou peças de teatro, letras de fados, argumentos para filmes e séries de televisão, escreveu textos para a rádio e poesia.

Apresentamos-te algumas imagens da peça de teatro A cerejeira da lua, apresentado pelo grupo Lua Cheia, teatro para todos. Conta a história do jovem imperador Meng-Uóng que tinha um desejo secreto: ir à lua.
Este espetáculo é baseado no livro de António Torrado, A cerejeira da lua e outras histórias chinesas, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura no programa de português do 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula.
Ora vê:



Consulta AQUI as obras de António Torrado disponíveis na sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal

Aparece! O autor e as suas histórias estão à tua espera.



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."