10 outubro 2012

"Manuela Bacelar é a primeira grande referência da ilustração para a infância em Portugal do período pós 25 de Abril de 1974” Gil Maia

Olá, hoje queremos apresentar-te a ilustradora e autora MANUELA BACELAR


Nasceu em Coimbra, em 1943. Realizou os seus estudos secundários no Porto, na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis. Continuou os seus estudos artísticos, em Praga (República Checa), na Escola Superior de Artes Aplicadas, onde foi bolseira de 1963 a 1970, concluindo o Curso de Ilustração. Vive no Porto desde 1971.

Dedicando-se à ilustração desde 1988, já ilustrou mais de meia centena de livros com textos da sua autoria e não só, possuindo vários prémios e nomeações.

Considerada uma das mais importantes ilustradoras contemporâneas, conta já com inúmeras exposições individuais e coletivas, participando regularmente em Bienais de Ilustração – Barcelona, Bratislava e Belgrado –, assim como em Exposições Internacionais de Ilustração, tendo sido selecionada para o livro Modernos Ilustradores Europeus.

Dedicando-se essencialmente à literatura para crianças, Manuela Bacelar veio a afirmar-se, ainda, enquanto pioneira na criação de álbuns infantis em Portugal, sendo autora e ilustradora da maioria das suas obras.



  • Manuela Bacelar conheceu um grande prestígio no panorama literário português para a infância, com as suas ilustrações, em Silka de Ilse Losa (1989), pelas quais foi premiada, em 1989, com a Maçã de Ouro da Bienal Internacional de Bratislava (Eslováquia), e em 1990, com o Prémio Gulbenkian de Ilustração.
  • Com o livro O Meu Avô (1990) é nomeada para o Prémio Octogones em França, em 1992, e faz parte da Lista de Honra do Prémio Paolo Vergero da Universidade de Pádua, em Itália, em 1993.
  • Em 1994, obteve o Prémio Octogones para um dos melhores livros estrangeiros publicados em França, Mon Grand Père, com texto e ilustrações da sua autoria.
  • No mesmo ano, e repetidamente em 1996, foi selecionada pela Biblioteca Internacional de Munique (Alemanha) para a exposição Waith Ravens.
  • Em 1996, é lhe atribuído, ainda, o Prémio de Ilustração do Ministério da Cultura/IBBY pelas ilustrações de A Sereiazinha de Hans Christian Andersen e, no ano de 2000, recebe o Prémio António Botto de Literatura Infantil, pela sua produção artística em A Borboleta Leta de Maria de Lurdes Soares.

Ainda que a sua obra contemple, mais frequentemente, livros para o público infantil, Manuela Bacelar também tem publicado outros géneros particularmente dirigidos aos adultos. Embora a sua preocupação artística esteja muito além da pedagógica, integrou, igualmente, equipas de autores de projetos e manuais escolares.
Escritora e ilustradora de merecida distinção, Manuela Bacelar assinou já mais de cinquenta obras publicadas não apenas em Portugal, mas também na Dinamarca, França, Japão, Marrocos e Líbano.

Para encontrares Manuela Bacelar só tens que te dirigir à sala infantil/juvenil da 
Biblioteca Municipal



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."