29 junho 2012

FIM DE SEMANA A LER




Porque começaste as férias grandes de verão e sabemos que gostas de estar na companhia dos teus amigos, sugerimos-te um amigo especial para te acompanhar no fim de semana. Trata-se do livro "Uma aventura nas férias grandes" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, repleto de mistério e aventura.

Deixa-te levar pela imaginação através deste livro. Garantimos que vais gostar das cenas fixes que vais encontrar. Ação não falta!



Resumo: Um bando de ladrões de eletrodomésticos assaltam de acordo com a lista de povoações por onde o comboio passa.O Chico teve a visita de um primo e todos vão passar férias numa casa que o pai do Pedro alugou. À noite viram os ladrões a assaltar uma loja ao lado da sua casa e ao tentarem espiar foram apanhados e feitos reféns no armazém da loja, descobrindo assim que a loja era o seu esconderijo. Os seus amigos perceberam e foram salvá-los sendo assim os criminosos presos.



AS AUTORAS


Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa a 14 de abril de 1946. Licenciada em Filisofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Escritora de literatura infanto-juvenil, com destaque para os livros da coleção Uma aventura, que escreveu conjuntamente com Isabel Alçada.

Isabel Alçada nasceu em Lisboa em 29 de maio de 1950. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Em 1976 conheceu Ana Maria Magalhães na Escola Fernando Pessoa em Lisboa, onde as duas eram professoras. Escreveram o primeiro livro Uma aventura em 1982, tendo desde aí publicado mais de 50 títulos daquela coleção.


Sabias que Isabel Alçada foi Ministra da Educação?
Pois é verdade, foi ministra de 26 de outubro de 2009 até 21 de junho de 2011.


DIVERTE-TE E BOAS LEITURAS 

Ah! Não te esqueças! 
Na BIBLIOTECA MUNICIPAL há um mundo de livros à tua espera.



27 junho 2012

CAMPEONATO EUROPEU DE FUTEBOL


Como sabes Portugal joga hoje contra a Espanha nas meias-finais do campeonato europeu de futebol, que está a decorrer na Polónia e na Ucrânia - o EURO 2012.

Sabias que nem sempre teve este nome? 


Pois é, o primeiro "EURO" disputado em 1960 na França chamava-se "Taça Europeia das Nações" e só a partir de 1968 se passou a chamar "Campeonato Europeu de Futebol", gozando atualmente do estatuto de um dos maiores eventos desportivos do mundo.
O troféu que é oferecido ao vencedor do campeonato tem o nome de Henri Delaunay, antigo secretário-geral da Federação Francesa de Futebol, uma das pessoas que mais lutou para a criação da UEFA.
Até 1976 apenas quatro seleções entravam na fase final do torneio. A partir de 1980 esse número aumentou para oito e desde 1996 dezasseis seleções jogam o torneio e a partir de 2016 serão vinte e quatro seleções a jogar.



Sabias que, em 1996, pela primeira vez na história da competição, o resultado foi decidido através da regra do Golo de Ouro? 


Ou seja, quando as equipas estão empatadas e vão a prolongamento, a primeira equipa a marcar ganha imediatamente o jogo. O maior goleador da competição é Michel Platini da França com 9 golos.


Todas as edições do Campeonato Europeu de Futebol, desde 1980, tiveram a sua mascote.
A deste ano são os gémeos Slavko e Slawek, com os equipamentos da Polónia e da Ucrânia.


Vê a tabela que se segue, para ficares a saber os países que já receberam o campeonato ao longo dos anos e quem ganhou.

ANO
PAÍS
CAMPEÃO
ADVERSÁRIO
RESULTADO
1960
França
URSS
Jugoslávia
2-1
1964
Espanha
Espanha
URSS
2-1
1968
Itália
Itália
Jugoslávia
2-0
1972
Bélgica
Alemanha
URSS
3-0
1976
Jugoslávia
Checoslováquia
Alemanha
 2-2
      (penálti 5-3)
1980
Itália
Alemanha
Bélgica
2-1
1984
França
França
Espanha
2-0
1988
Alemanha
Holanda
URSS
2-0
1992
Suécia
Dinamarca
Alemanha
2-0
1996
Inglaterra
Alemanha
República Checa
2-1
2000
Holanda + Bélgica
França
Itália
2-1
2004
Portugal
Grécia
Portugal
1-0



Queres também tornar-te um craque do futebol?


Na nossa sala infantil/juvenil encontras o livro JOGA FUTEBOL COM PELÉ, da Everest Editora, que te ensina de forma divertida a jogar futebol, na companhia das personagens Disney e do grande campeão de todos os tempos, o brasileiro Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé.



E já sabes, vamos lá apoiar a nossa seleção.
FORÇA PORTUGAL!



25 junho 2012

BOAS VINDAS

Bem vindos ao blogue da BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE, com conteúdos destinados ao nosso público + JOVEM. Iremos divulgar novidades, iniciativas, projetos, autores, ilustradores, LIVROS, factos e acontecimentos do teu interesse. Convidamos-te a visitar a sala infantil / juvenil onde podes LER, estudar, ver filmes e usar o teu ou os nossos computadores.

        Este espaço é para TI.       
        Colabora CONNOSCO.
Segue-nos diariamente.
                           DEIXA-NOS OS TEUS COMENTÁRIOS, 
        SUGESTÕES OU CRÍTICAS! 


ATÉ JÁ!



VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."