30 abril 2013

Amanhã como certamente saberás comemora-se o Dia do Trabalhador.

Em Portugal devido ao facto de ter havido uma ditadura durante longos anos, esta data só se começou a comemorar publicamente em 1974, logo a seguir à
revolução do 25 de Abril.

E porque se comemora o
Dia do Trabalhador a 1 de Maio?

Porque foi nesta data, no ano de 1886 que milhares de trabalhadores em Chicago, nos Estados Unidos da América, saíram à rua em manifestação pacífica com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diárias e contra as más condições de trabalho. A polícia dispersou a manifestação o que resultou em dezenas de mortos e feridos.
 
Talvez hoje ainda não dês muita importância a esta data, mas um dia mais tarde quando fores crescido, será também o teu dia. Porque ao exerceres uma profissão, quer por conta própria ou de outros, também tu irás ser um trabalhador.
 
Já pensaste nisso? Que profissão irás escolher?
 

É nesta fase, em que ainda és uma criança ou jovem, que a tua personalidade se desenvolve e que começas a refletir sobre o caminho que queres seguir na fase adulta.
Escolher uma profissão é um facto muito importante na nossa vida, pois ela compromete grande parte da nossa existência e deve proporcionar independência financeira, mas também satisfação pessoal.

 
Na sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal há muitos livros sobre as profissões, que te podem ajudar a encontrar a resposta que procuras.

 


Veterinário: O papel do veterinário consiste em tratar dos animais doentes ou feridos, protegê-los contra as doenças contagiosas e aconselhar os donos e criadores de animais.




Ilustração de Will Rafuse

Cozinheiro: Barrete branco na cabeça, o mestre cozinheiro reina nas cozinhas de um hotel ou restaurante. Dirige o pessoal da cozinha, trata das compras, organiza a preparação das refeições e dos pratos mais requintados.


 


Ilustração de Serena Curmi

Bombeiro: Pessoa com treino intensivo no combate a incêndios, no desmoronamento de edifícios, desastres naturais, no resgate de pessoas em acidentes e em muitas outras situações de emergência.





 
Esperamos por ti, aqui.
Bom feriado.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."