28 janeiro 2014

MAGIA

Coelhos a saírem de chapéus,
objetos que levitam,
uma pessoa colocada numa caixa “cortada” ao meio ….
Magia, ilusão.

A magia nasceu com a humanidade. Desde sempre, que temos tendência para transformar em mistério certos factos da vida. Ilusionismo, ou magia, é a arte de encenar truques, que envolvem desaparecimentos e transformações utilizando objetos, animais e até mesmo pessoas. É criar ilusão como forma de entretenimento.
 
Crê-se que a primeira pessoa a fazer magia foi o mago Dedi, na corte do rei Queóps, no Egito, em 2000 a. C. Com diferentes etapas, através dos tempos, as artes mágicas foram essencialmente divulgadas nas ruas e nos palácios. Os mágicos atuavam como saltimbancos, vestiam fatos ridículos, que provocavam o riso.
 
A profissão de ilusionista/mágico ganhou prestígio durante o século XVIII e foi passando por diversas transformações até se converter numa das formas mais populares de entretenimento.
O ilusionismo moderno deve grande parte das suas origens a Jean Eugène Robert-Houdin, relojoeiro, que abriu um teatro de magia em Paris na década de 1840.


Um dos mais famosos ilusionistas da história foi Harry Houdini, nome artístico de Ehrich Weiss, nascido na Hungria, em 24 de março de 1874, e falecido nos Estados Unidos da América, a 31 de outubro de 1926.

 

 
Houdini apresentava números nos quais se libertava não só de algemas, mas também de correntes e cadeados, dentro de caixas e de tanques fechados; dentro e fora de água. Fez um sucesso enorme e ninguém até hoje conseguiu desvendar os seus truques por completo, mesmo depois de ter escrito boa parte dos segredos em livro.
Tinha habilidades impressionantes, era capaz, por exemplo, de ficar vários minutos dentro de água sem respirar.

 

No final do século XX, o ilusionismo voltou a estar no auge pela mão de diversos mágicos, como Doug Henning e depois por David Copperfield.
 
Também os portugueses são mestres nesta arte.
 
Em 2006, o ilusionista Hélder Guimarães conquistou, em Estocolmo (Suécia), o título de Campeão Mundial de Magia com Cartas. No mesmo evento David de Sousa conquistou o título de vice campeão do mundo na modalidade de manipulação.
Em outubro de 2013, o ilusionista Luís de Matos foi distinguido em Londres, pelo The Magic Circle, um dos mais prestigiados clubes de mágicos do mundo.
Luís de Matos, de 43 anos, recebeu o "The Devant Award", sendo "o mais jovem de entre todos quantos, até hoje, foram distinguidos com aquele que é considerado o mais relevante dos troféus atribuídos anualmente" pelo clube centenário inglês.

Sabes que ...
A magia é uma das artes com maior número de livros editados?
Ilustração de Denis Zilber

Podes encontrar alguns, na
Biblioteca Municipal
... lugar mágico!







 

21 janeiro 2014

Exposição - Violência em meio escolar

“A violência,
seja qual for a maneira como ela se manifesta,
é sempre uma derrota.”
                                                                         Jean-Paul Sartre

Local por excelência ao serviço da educação de crianças e jovens, a escola tem vindo a transformar-se em cenário de violência, através de indisciplina, conflitos, agressões entre colegas – bullying –, mas também envolvendo professores e funcionários.

Como certamente saberás, a violência é um tema muito discutido, porque é um problema generalizado que existe em todo o tipo de sociedades e que se manifesta de várias formas: na família, no emprego, na escola, nas ruas, na televisão e, também, através do racismo e do terrorismo.
Tema complexo e preocupante, tem sido estudado por vastas áreas do conhecimento, não sendo fácil chegar a conclusões precisas sobre as suas causas e soluções.

Assim, convidamos-te a visitar a exposição Violência em meio escolar, que se encontra patente ao público em vários espaços de circulação da Biblioteca Municipal, até ao dia 15 de fevereiro.

 
 
 

  
 
 
 







Realizada pelos alunos, e respetivas famílias, da Escola do 1º ciclo do ensino básico João Beare, da Marinha Grande, esta exposição resulta de um trabalho prévio de reflexão e dinamização de sessões alusivas ao tema, no âmbito dum projeto realizado pelo Centro de Saúde da Marinha Grande em parceria com a PSP Escola Segura.




Visita-nos
Boa semana
 
 
 
 

15 janeiro 2014

Projeto Livros em Movimento

“É preciso fazer compreender à criança que a leitura é o mais movimentado, o mais variado, o mais engraçado dos mundos.”      
Alceu A. Lima


E porque assim é, os Livros em Movimento continuam a circular de escola em escola.
Ontem, as funcionárias da Biblioteca Municipal procederam à 1ª rotação deste ano letivo, dos
540 livros que se encontram nas 10 escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho, que aderiram a este projeto e que não possuem biblioteca escolar devidamente equipada.

 
 
 Muitos livros,
 muitas crianças,
muitas mãos,
muitos sorrisos,
 
é nisto que se traduz este projeto da Câmara Municipal da Marinha Grande, desenvolvido através da Biblioteca Municipal, de forma a incentivar os hábitos de leitura nas crianças.

Em abril voltaremos a mudar os livros de lugar.

Ilustração Carl Hammoud

Queres saber que livros são e onde estão?

Consulta




09 janeiro 2014

NEWSLETTER janeiro

 
A nossa newsletter está realmente de volta.
Com outro visual, mas com o mesmo objetivo de te manter informado sobre as atividades da Biblioteca Municipal.
Esperamos um 2014 com
mais livros, mais leituras e mais leitores.

Continua a seguir-nos e
vê o que preparámos para o mês de janeiro
AQUI
 
 ________________________________________
 
ATÉ BREVE 
 

 

 
 

03 janeiro 2014

BOM ANO


Agora que já demos as boas vindas a



 queremos desejar-te um ano fantástico, com muita      

                                  doçura, 
                                           aventura
                                                                               e …
                                                                leitura.

Continua a passar por aqui, nós vamos persistir no nosso trabalho, sempre atento aos teus gostos e necessidades.
Ilustração Mariana Kalacheva

Bom fim de semana



VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."