26 junho 2015

CONTINUAMOS. A. LER. PT [PARA TI]

A nossa atividade da hora do conto, VamosLer.pt [para ti], que neste ano letivo 2014/2015, trouxe à Biblioteca Municipal perto de 1000 crianças das escolas do 1º ciclo e jardins de infância do concelho, continua durante as férias de verão, para grupos de crianças e ATL´s.

Esta é uma atividade desenvolvida e realizada pelas funcionárias da Biblioteca, tendo por vezes a colaboração de alguns convidados, como foi o caso do pintor marinhense Guilherme Correia.

Nesse contexto publicamos, hoje, um texto que nos foi enviado pela Professora Lígia Grilo Silva, docente na Escola EB1 da Várzea, Marinha Grande.


"Encontro com o pintor Guilherme Correia
No âmbito do Projeto «À Descoberta das 4 Cidades» – Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António – que tem como tema «DE BOCA À ORELHA. Contos, lendas, provérbios, adivinhas, lengalengas... À descoberta do património oral das 4 cidades», os alunos do 2º ano de escolaridade, da turma 2, da Escola Básica de Várzea, visitaram a Biblioteca Municipal. O encontro estava marcado com o pintor Guilherme Correia para falar das suas pinturas expostas no átrio que ilustram as «Lendas do Pinhal do Rei», um livro escrito por José Martins Saraiva.
Depois da explicação de cada pintura e da lenda a que dizia respeito, a conversa continuou na sala de leitura infantil onde contou a «Lenda das Camarinhas» de uma forma mais completa.
Neste encontro recheado de histórias da História de Portugal e da Marinha Grande os alunos ficaram a conhecer mais sobre a sua terra e suas lendas."




Este quadro em baixo, representa A Lenda das Camarinhas, pintado por Guilherme Correia e que se encontra exposto na Biblioteca Municipal.



Esperamos por ti, para conheceres as lendas do nosso pinhal e para assistires à Hora do conto.



19 junho 2015

FIM DE SEMANA RISONHO

Ilustração Nathalie Jomard


Mais um ano escolar passado, mais um verão quase, quase a chegar, férias grandes, tanto tempo livre para fazer cenas fixes (sim, a escola também é fixe, mas agora a realidade é outra.)
Durante estas férias vamos propor-te um exercício, podes fazê-lo sentado no sofá e até deitado, de pernas para o ar, de dia ou de noite, a que horas quiseres. Já adivinhaste do que se trata?
Do RISO, uma das primeiras experiências da nossa vida, que contagia, traz força e tem um efeito calmante.
O riso faz bem à saúde, quando rimos movimentamos 12 músculos faciais e quando damos uma gargalhada o número de músculos faciais que se movimentam, aumenta para 24.


Como sabes, a leitura é outra experiência que nos faz bem, bastam 30 minutos de leitura por semana para aumentar a nossa satisfação com a vida. E o que são 30 minutos por semana? Uma ninharia, basta que leias uma média de 5 minutos por dia, mas nós sabemos que mesmo em férias, tu gostas de ler. O livro que sugerimos para o teu fim de semana é 2 em 1, ou seja, vais ler e vais rir com ele.





Escrito por um professor 
Fabrice Legarge,
Editora Civilização,
contém muitas anedotas engraçadas e adivinhas divertidas, vais ter momentos muito alegres e este é um livro que podes facilmente ler com os teus pais e amigos.
Vai ser gargalhada geral.





"O que é que é verde e diz «eu sou uma rã»?
(Resposta: Uma rã que fala!)
O que é que é verde e diz «eu sou um elefante»?
(Resposta: Uma rã que mente!)"



"A professora pergunta a um dos seus alunos:
- Se eu disser «eu sou bela», que tempo é este?
- Dado que a senhora não é muito bonita, é de certeza o passado, professora!"



"Um maluco está a ler uma lista telefónica. Chega um amigo que lhe pergunta:
- Então, esse teu livro é bom?
- Não é mau, mas parece-me que tem personagens a mais." 



 BOM FIM DE SEMANA
"Um dia sem rir, é um dia desperdiçado!"
Charlie Chaplin, Charlot






09 junho 2015

MOVIMENTO NA BIBLIOTECA


É verdade, já está a terminar 
mais um ano letivo!

E com ele termina, também, mais um ano do

Como já sabes, com este projeto a Biblioteca Municipal põe a circular muitos livros pelas 11 escolas do 1º CEB, que ainda não têm biblioteca escolar. São quase 600 livros que circulam de escola em escola, de turma em turma, de aluno em aluno. Tudo isto para ajudar os professores no trabalho de incentivo à leitura e para os alunos perceberem a sua importância ao longo da vida. 
Neste momento, é tempo de regresso ao ponto de partida. Queremos com isto dizer, que é tempo dos livros regressarem à Biblioteca Municipal. Aqui vão permanecer, ao longo das merecidas férias escolares. Mais tarde irão regressar ...




Mas, o que ainda não terminou foi a atividade da Hora do Conto
VamosLer.pt [para ti]

Assim, ontem, tivemos a visita duma sala do Jardim de Infância da Boavista. 
As crianças percorreram todos os espaços da Biblioteca e observaram com muita atenção os trabalhos realizados nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, pelos alunos do 5º e 6º anos, da Escola Guilherme Stephens.  Estes trabalhos encontram-se expostos ao público no átrio da entrada da Biblioteca Municipal até ao final desta semana. Passem por cá e vejam um pouco daquilo que as crianças conseguem fazer. 





Por fim, na sala infantil esperava-os uma surpresa. Os elementos do
apresentou para estas crianças um teatrinho de marionetas em vidro, adaptado do livro "Orelhas de Borboleta", da escritora espanhola Luisa Aguilar, que eles adoraram e nós também.










O nosso agradecimento ao grupo, que na pessoa da sua fundadora e nossa leitora, Marinela Fazendeiro, amavelmente se ofereceu para vir até cá participar nesta atividade.

A todos, crianças e adultos,










VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."