20 setembro 2016

PRÉMIO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO

Criado em 1996, este Prémio é atribuído pela 
Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, 
com o objetivo de promover o reconhecimento da ilustração original e de qualidade nos livros para crianças e jovens.

Este ano, na 20ª edição do Prémio Nacional de Ilustração, referente às obras de 2015, o júri decidiu por unanimidade atribuí-lo ao conjunto de ilustrações do livro Dança, da autoria de João Fazenda (título e ilustrações).




Foram também atribuídas duas Menções Especiais às ilustrações da obra Verdade?!, de Bernardo P. Carvalho (título e ilustrações) e às ilustrações de Gato procura-se, de Yara Kono, com texto de Ana Saldanha.






A cerimónia de entrega do Prémio, vai decorrer no próximo dia 24 de setembro, 
na Galeria Nova Ogiva, em Óbidos.



"As ilustrações têm como objetivo principal comunicar significados, possibilitando à criança o prazer do jogo visual 
das formas e das cores."
Elisa Castro



 

Resultado de imagem para joao fazenda illustrationJoão Fazenda, nasceu em Lisboa, em 1979. É licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. O seu trabalho atualmente divide-se entre a ilustração, o desenho, a banda desenhada, o cinema de animação e ocasionalmente a pintura. Colabora com regularidade na imprensa nacional e estrangeira. Ilustrou livros para todas as idades, capas de discos, cartazes de cinema e campanhas institucionais. Galardoado já com vários prémios e distinções, participa em exposições individuais e coletivas em várias partes do mundo. Atualmente vive e trabalha entre Lisboa e Londres.



Passa pela Biblioteca Municipal e fica a conhecer melhor o trabalho deste e de outros ilustradores.






16 setembro 2016

OLHA A LUA, MANEL, OLHA A LUA, MANEL

Todos a olhar para a Lua
Maria, João, António, Luís, Mafalda, Leonor, Carlos,
 Tomás, Salomé, Alice, Henrique, José, Ana, Miguel,  Sofia, Mónica, Carolina.


Às 17h54 de hoje, vamos olhar para o Céu e tentar perceber um fenómeno astronómico, 
que pode passar despercebido a quem não souber da sua ocorrência.

Ilustração Jennifer Gray Olson
Trata-se dum eclipse lunar ou da Lua, que ocorre quando o Sol, o planeta Terra e a Lua se encontram alinhados, com a Terra entre o Sol e a Lua. A Terra projeta "atrás" de si uma sombra e a Lua ao passar por essa sombra, fica obscurecida. O eclipse lunar ocorre sempre quando a Lua está na fase de Lua cheia.

Existem três tipos diferentes de eclipses da Lua, como podes verificar na imagem seguinte.





O que acontece hoje é um eclipse penumbral, que começa às 17h54, tem o seu ponto máximo às 19h54 e tem final previsto para as 21h53.
  
Na Biblioteca Municipal, tens à disposição muitos livros de astronomia, que explicam este e outros tipos de fenómenos interessantes.

Também podes encontrar:
Maria da Lua; Lua do Mar; Margarida na Lua; A Lua de Joana; O menino da Lua; O senhor que vivia na Lua; O homem que engoliu a Lua; O desejo da Lua; A que sabe a Lua?; A Lua é uma menina vestida de branco; Quando o homem beijou a Lua; A Lua não está à venda e muitas outras histórias com Lua cheia.



"Não leves a mal, João
mas não vou à Lua.
Bem sei que é bestial
o teu foguetão
parece uma mola
a saltar para o céu
a subir, a voar.
Desculpa, não posso ir
tenho os trabalhos de casa
para acabar."
in, Lua não muito obrigado!
de Carlos Pinhão

  







06 setembro 2016

JUNTA-TE AO MAIOR MALUCO DO RISO

PREPARADOS??
Pois é, as férias grandes de verão estão na reta final, 
aproxima-se a passos largos o próximo ano letivo.

O que não significa que deixes de lado a brincadeira, só que vais ter menos tempo para isso, a prioridade, como sabes, vai ser a escola, o estudo, os trabalhos de casa, a concentração nas aulas.

Se estiveres bem disposto e divertido, a tua capacidade de aprendizagem melhora. Por exemplo, o riso é um fator importante no desenvolvimento das capacidades cognitivas, ou seja, na atenção, perceção, memória e linguagem, no raciocínio, na lógica.


Por isso, como queremos que estejas ainda mais entusiasmado com o novo ano escolar, desafiamos-te a soltar muitas gargalhadas, a rebolar no chão de tanto rir. E o Jamie Grimm, vai ajudar-te nessa "grande tarefa".

O Jamie é o maior maluco do riso, 
um rapaz que faz piadas bué cómicas, 
sentado na sua cadeira de rodas.



O Jamie vive nestes livros, 
que encontras na Sala Infanto/Juvenil da Biblioteca Municipal.

As suas piadas, de partir o coco a rir, já venderam cerca de 300 milhões de livros em todo mundo.

Ele está a tentar conquistar um lugar no concurso "O Miúdo Mais Cómico do Planeta", contando com a ajuda dos seus amigos Phineas e Ferb, da Miúda Fixe, e até dos seus tios maldispostos e do primo que passa a vida a atormentá-lo.
 
Ilustração Laura Park

"Às vezes nos meus sonhos, as pessoas dizem coisas estúpidas e malucas porque se esquecem de que eu ando numa cadeira de rodas.
Eh, pá, eles não têm culpa. Eu também gostava de me esquecer disso. Mas não posso.
É claro que tenho sempre esperança de, um dia destes, ver a publicidade a um medicamento-maravilha chamado Spinulax, ou qualquer coisa do género, que por magia me vai fazer andar outra vez. Infelizmente, era bem provável que tivesse uma lista de efeitos secundários bem pesadotes, como aqueles comprimidos a que fazem publicidade na televisão: «Spinulax pode causar obstipação e diarreia. Já para não falar da síndrome de morte súbita ... pois, aquela síndrome em que, ups, desculpa lá, se morre».
Ao acordar, estava no meu quarto. Na garagem. Voltei à realidade. E precisava de levantar o rabo da cama para ir para a escola"

A acompanhar os livros, estão uns óculos engraçados para colocares e rires ainda mais.





VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."