11 maio 2017

QUEM SOMOS? DE ONDE VIMOS?

Desde sempre que a Humanidade se questiona acerca da natureza da vida e do universo.

Como começou o mundo?
Podemos explicar o bem e o mal?
Para onde vamos quando morremos?


A religião poderá ter começado como forma de responder a estas questões. Os Homens, conscientes de que são mortais, sentem necessidade de acreditar na existência de forças poderosas e divinas.



Diversidade religiosa
 

Podemos entender a religião como um conjunto de crenças e práticas, associadas a um poder sobrenatural, que molda e orienta a vida e a morte das pessoas.
Existem muitas religiões no mundo. Algumas são praticadas dentro de áreas geográficas específicas.
Cinco delas espalharam-se pelo mundo e têm milhões de fiéis:

 Hinduísmo; Budismo; Judaísmo; Cristianismo e Islamismo.


O Cristianismo é a religião dos seguidores de Jesus Cristo. Para os cristãos, Jesus é o Filho de Deus e o Messias.
Esta religião, agrupa-se, atualmente, em três credos: Católico, Ortodoxo e Protestante.

O chefe da Igreja Católica é o Papa. Desde S. Pedro, o primeiro Papa, passando pelo Papa de nacionalidade portuguesa, João XXI, muitos foram os chefes da Igreja Católica, sendo o atual, o Papa Francisco.

Caricatura do Papa Francisco


Os Budistas são os seguidores de Buda, que mostrou aos homens a forma de se libertarem do ciclo da morte e da reencarnação, graças à experiência da iluminação.
De seu nome de nascimento Siddhartha Gautama, Buda viveu no século V ou VI a. C., não era um deus, mas sim um guia espiritual.


Buda

O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na História. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. De acordo com as sagradas escrituras, por volta de 1800 a.C., Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã (atual Palestina). Atualmente, a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes.

Estrela de Davi, símbolo usado
 por seguidores do Judaísmo


Na Sala Infanto/Juvenil da Biblioteca encontras livros, 
que te dão a conhecer as várias religiões do mundo. 
E se quiseres saber mais, numa linguagem fácil de entender, 
então aconselhamos-te a leres este livro:





"- Mas os Portugueses são católicos?
 - Há os que são e os que não são, (...) Não existe uma religião oficial do Estado Português, embora a maioria dos portugueses, que em Portugal têm uma crença religiosa, sejam católicos, porque é essa a nossa tradição e a nossa cultura dominante.
(...)
 - É isso mesmo a liberdade religiosa. É a liberdade de poderes escolher a tua fé, a tua crença e de agires de acordo com ela sem que ninguém te peça contas por isso, (...)
(...)
 - Há os que, (...) são agnósticos, ou seja, que, por não terem tido qualquer prova material ou espiritual da existência de Deus não acreditam, por princípio, na sua existência, e há, também, os ateus, que são aqueles que, em termos filosóficos, se recusam a acreditar que Deus possa existir. Como vês, até aí há uma saudável diferença."

excerto do livro As religiões explicadas aos jovens
 ... e aos outros,
de José Jorge Letria











Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."