LIVRO DO MÊS

Março 2024

          A princesa que bocejava a toda a hora

Texto de Carmen Gil
Ilustração de Elena Odriozola
OQO Editora 

A princesa não fazia mais que bocejar e, como os bocejos são tão contagiosos, todo o palácio andava com a boca aberta: o rei, a rainha, os ministros, até o gato e o cão do jardineiro bocejavam. O rei tentava satisfazer a sua filha com tudo o que tinha ao seu alcance, mas as tentativas eram inúteis. Um dia, enquanto passeava pelos jardins, o filho de um criado do palácio aproximou-se da princesa e... o que será que aconteceu ?

Fevereiro 2024


Dança quando chegares ao fim

Texto de Richard Zimler
Ilustração de Bernardo P. Carvalho
Editora Planeta Tangerina

Será que podemos aprender alguma coisa com um escaravelho, hienas e chacais ou com um simples pangolim? Parece que sim, parece que sim. Juntam-se neste livro para nos trazer conselhos (divertidos e muito sábios) alguns animais. São conselhos que podem surpreender-te por serem exatamente aquilo de que estavas à procura ou, pelo contrário, por nem fazeres ideia de que precisavas de um conselho assim! Quando chegares ao fim talvez tenhas vontade de dançar.


Janeiro 2024

 Mimi e Rogério e o ano novo chinês

Texto Valerie Thomas
Ilustração de Korky Paul
Editora Gradiva

A Mimi e o Rogério organizaram uma festa de ano novo chinês! A varinha mágica da Mimi traz brilho e diversão à ocasião, mas quando o Rogério desaparece mesmo antes do fogo de artifício ter início, tudo entra em rebuliço. Com muitos rugidos à mistura.


Dezembro 2023

 Floco de neve

Texto e Ilustração de Benji Davies
Editora Orfeu Negro

Do céu, cai um pequeno floco de neve. Saltita e rodopia, mas onde irá pousar? Noelle sonha com uma árvore de Natal colorida e cintilante. Quem sabe... no ano que vem? Uma história sobre a magia dos encontros inesperados.


Novembro 2023

Não tens nada para fazer?

Texto e Ilustração de Rocio Bonilla
Editora Jacarandá

A Minimoni está mais crescida! Agora, para além de pintar, gosta de fazer muitas outras coisas - brincar com os amigos na escola dos crescidos, ler na biblioteca, jogar hóquei e passar tempo na companhia da avó. Mas… aos domingos não tem nada para fazer e fica muito aborrecida… ou talvez não!


Outubro 2023

Heartstopper: volume I 
Texto e Ilustração de Alice Oseman
Editora Cultura

Charlie e Nick estão na mesma escola, mas nunca se conheceram… até ao dia em que são obrigados a sentar-se lado a lado. Eles rapidamente se tornam amigos, e Charlie começa a apaixonar-se por Nick, embora ache que não tenha qualquer oportunidade. Mas o amor funciona de maneiras surpreendentes e, por vezes, coisas boas estão mesmo ao nosso lado…


Setembro 2023

A ervilha que queria ir à escola

Texto de Paula Ruivo
Ilustração de Sandra Figueiredo
Editora Alfarroba

Doroteia é uma ervilha muito divertida e refilona, cujo maior desejo é poder ir à escola. Consegue arranjar boleia e vai mesmo para a escola, só que o que ela não sabe é que todos os legumes da quinta também vão querer ir e no mesmo transporte que ela.


Agosto 2023

Andar por aí
Texto de Isabel Minhós Martins
Ilustração de Madalena Matoso 
Editora Planeta Tangerina

Gosto de andar por aí. Desço as escadas a correr, salto os degraus dois a dois e num instante entro na rua.

Na rua não há tecto. Na rua não há paredes. Há estradas, muros e lugares, mas o mundo é enorme (acho que não tem fim).


Julho 2023

Avós
Texto de Chema Heras
Ilustração de Rosa Osuna 
Editora Kalandraka

A avó sorriu e foi ver-se ao espelho.

- Não. Sou feia como uma galinha sem penas - disse ela, prendendo a margarida no cabelo.

- Não digas isso, mulher! Tu és bonita como o sol. E faz o favor de te despachar, que temos que ir dançar!

Um livro para ser lido por miúdos e graúdos, no mês em que se comemora o Dia dos Avós.


Junho 2023

 A Viagem
Texto e ilustração de Francesca Sanna
Editora Fábula 

Como será deixar tudo para trás e percorrer quilómetros e quilómetros rumo a um destino longínquo e estranho? Este livro conta, de forma cuidada e sensível, a história de uma mãe que parte numa viagem com os dois filhos para fugir à guerra. Uma viagem carregada de medo do desconhecido, mas também de muita esperança.

“Apoiamos este livro porque ele nos recorda de que todos temos direito à vida, à segurança e a ter uma casa"                                                           Amnistia Internacional


Maio 2023


 Uma mãe é como uma casa
Texto e ilustração de Aurore Petit
Editora Bruaá 

Uma mãe é como um ninho, uma mãe é como um meio de transporte, uma mãe é como uma fonte… Como numa rima infantil, estas frases curtas acompanham cada passo no dia a dia de um bebé. Ao longo das páginas, a criança cresce, passando por diferentes aprendizagens. Um olhar sobre a maternidade, uma relação composta de mudança, desde o nascimento até aos primeiros passos, entre sorrisos e emoção...   


Abril 2023

Os Barrigas e os Magriços
Texto de Álvaro Cunhal
Ilustração de Susana Matos 
Editora Página a Página

Esta é a história de um Portugal de há muitos anos. Um Portugal onde havia uns homens conhecidos como os Barrigas - que comiam tanto, tanto que todo o corpo podia ser estômago; e outros conhecidos como os Magriços - que não tinham nada para lá meter.

O conto de Álvaro Cunhal sobre o 25 de Abril para as crianças.


Março 2023

Toi Toi Toi

Texto e ilustração Catarina Sobral 

 Editora Orfeu Negro

Dá azar desejar boa sorte antes de um espetáculo. Sabiam? A Noa, o Óscar, a Khadija, a Sara e o Cheng são amigos e querem fazer um espetáculo. Cada um tem a sua ideia. Escrevem, ensaiam e nem sempre se entendem. Mas, diferenças artísticas à parte, tudo é possível! Uma história inclusiva e divertida sobre o universo do teatro, a importância do trabalho de equipa e, também, da amizade. Prontos para entrar em cena?


Fevereiro 2023 

O casamento do meu tio
Texto de Sarah S. Brannen 
Ilustração de Lucia Soto 
Editora Booksmile

O tio preferido da Camila vai casar-se, e todos na família ficam muito entusiasmados. Todos... menos a Camila! E se o tio Miguel já não quiser fazer piqueniques? E se ele nunca mais brincar com ela? E se as coisas nunca mais forem como dantes? A Camila detesta mudanças e tem medo de que o tio deixe de ter tempo para ela. Mas o tio Miguel e o seu namorado, o João, vão mostrar-lhe que, no que toca ao amor, quanto mais, melhor! Um livro essencial e inspirador, que nos conduz ao verdadeiro significado da palavra família.


Janeiro 2023

A canção da mudança
Texto de Amanda Gorman
Ilustração de Loren Long
Editora Presença

Com texto da jovem poeta e ativista norte americana Amanda Gorman, ilustrado por Loren Long, editado pela Presença, o livro "A Canção da mudança: o Hino das crianças"é um apelo triunfante a todas as pessoas, dos oito aos oitenta: usemos as nossas capacidades para construir a mudança. Tudo é possível quando as nossas vozes se juntam.



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."